Venda de artesanato

By | 9 de setembro de 2013

Você está pensando em abrir um negócio para venda de artesanato? Saiba que este pode ser um negócio bastante lucrativo se você souber trabalhar corretamente. As mulheres amam estes produtos e é um mercado que nunca vai acabar, pois existe há milhares de anos!

O segredo está em você revender produtos criados por outras pessoas ou você mesmo fazê-los. No segundo caso, a grande dificuldade é ter tempo para a criação dos produtos, bem como ter a habilidade necessária para se destacar neste meio. Além disso, a criatividade conta bastante! Existem milhares de artesãos e artesãs, portanto é fundamental que você tenha um diferencial em seus produtos, ou seja, algum tipo de inovação que torne a sua loja mais destacada do que de todos os seus concorrentes.

Dicas para venda de artesanato

Supondo, então, que você já tenha os produtos, seja por meio de funcionário ou de seu próprio trabalho, chegou o momento de leva-los aos clientes! Como você fará isso? Este é o momento mais complicado.

Você descobrirá sua veia empreendedora apenas quando colocar a mão na massa de vez. Mas não fique aflito; nós o ajudaremos nesse processo. Seguindo as dicas para vender artesanato que separamos abaixo, você obterá muito sucesso!

Leia também: Como fazer artesanato com material reciclado

venda de artesanato

Abra uma loja para venda de artesanato

Utilizar o quintal de casa para vender seus produtos não dará muito certo. Se você desejar lucros de verdade, precisará estar apto a investir e profissionalizar o seu negócio. A grande questão é: vale a pena abrir uma loja física ou virtual?

As duas têm seus prós e contras, portanto é importante que você estude bem os dois tipos de loja. O importante é saber o que esta fazendo para não se decepcionar depois. Além disso, com o tempo, pode ter ambos, não é mesmo?

Calcule os gastos

Quanto você estará gastando com equipamentos? E energia elétrica, água…? Você mesmo está produzindo ou é um funcionário? Tenha tudo devidamente colocado em uma planilha para que não sofra sustos ao final do mês. Calcular exatamente quanto ganhará e quanto investirá é fundamental.

Artesanatos costumam ter custos baixos de produção, mas tudo vai depender de quais materiais utilizará. É importante, também, ter cuidado com a qualidade, pois a venda de artesanato está totalmente conectada a sua durabilidade.

Planeje os lucros

Ter meta e foco bem claro é primordial para o comerciante de produtos artesanais que deseja seguir em frente. O grande problema das lojas de artesanatos é se contentar com a clientela padrão e não buscar evoluir mais nas vendas, achando que o atual montante é o suficiente.

Por isso, a nossa dica é para você planejar lucros. Mais do que isso: lucros crescentes, ganhos escalares. Está vendendo bastante? Contrate outro funcionário, faça mais propaganda, amplie o seu negócio… O importante é não parar nunca de projetar mais ganhos financeiros!

vender artesanato

Ofereça diversos métodos de pagamento

Boa parte do comércio voltado para venda de artesanatos trabalha em um local pequeno, com baixo investimento e que aceita dinheiro, apenas. O seu objetivo não é vender muito produto, ou seja, fazer com que o cliente gaste muito dinheiro na sua loja? Então, a melhor forma para ele pagar por tudo isso é por meio de cartões de crédito, pois dá para dividir os valores.

Na internet, você deve trabalhar com os principais serviços de pagamento na atualidade. Emita boletos para pagamento em Lotérica ou Banco; aceite cartão de crédito; e, fundamentalmente, abra espaço para PagSeguro, do UOL, e PayPal.

Uma boa dica é oferecer frete grátis ou promoções de descontos para grandes compras. Limpe seu estoque sem dó, e reponha com ainda mais produtos! Gostou das nossas dicas para venda de artesanato? Então, até breve!

One thought on “Venda de artesanato

  1. Maria do Rosario Costa

    Fiz artesanatos a muitos anos, pois criei meus filhos através do artesanato, ja faz algum tempo que estou parada, penso em recomeçar, você pode me ajudar? Gostaria de saber onde poço vender, se tem lugares especifico, hoje trabalho em um consultório, mas minha renda é tão pouca, mal da para pagar as contas, tenho 59 anos e tomo muitos tipos de medicamentos, por uma série de problema de saúde, não consigo me aposentar pois não tenho tempo de trabalho e nem por idade, mas amo fazer artesanato, só não sei mais como comercia-los desde ja agradeço…

Comments are closed.