Quero montar uma loja de variedades

By | 16 de maio de 2014

“Quero montar uma loja de variedades, mas não sei por onde começar e como trabalhar com esse negócio!”

Esse é um trecho do email de um leitor aqui do site que está querendo montar uma loja de variedades, então para tentar ajuda-lo a entender o funcionamento em geral de uma loja desse tipo, eu acabei preparando algumas dicas básicas que podem ser seguidas nesse inicio.

O certo é que trabalhar com variedades de produtos em uma loja é algo bastante comum no comércio brasileiro, porém existem alguns detalhes cruciais que irão determinar o sucesso ou não de um negócio desse tipo e o que eu fiz foi reunir algumas dessas principais dicas para que você possa iniciar e trabalhar com sucesso ao montar um loja de variedades.

Faça uma analise no mercado local


quero montar uma loja de variedades

Antes de começar montar a estrutura em geral da sua loja, você precisará definir os tipos de produtos que irá vender e conhecer o mercado que você vai atuar. Uma loja de variedades, geralmente, trabalha com produtos que vão desde utensílios para o lar até brinquedos, então é preciso fazer uma lista com todos os produtos que serão postos a venda, é necessário ter uma noção básica dos tipos de produtos que tem uma maior vendagem, assim também como um planejamento para organizar tudo dentro dessa nova loja.

Uma outra necessidade que você tem quando quer montar uma loja de variedades é o encontro de bons fornecedores. Então será fundamental ter o contato direto com grandes empresas fornecedoras para oferecer produtos variados e com preços acessíveis para revenda. Alguns empreendedores nesse ramo chegam a importar variedades da China para revender aqui no Brasil e essa pode ser uma excelente solução para seu negócio!

Encontre o melhor ponto comercial para a loja


Não basta apenas querer montar uma loja de variedades se você não ter uma noção do melhor local para se instalar, pois esse será um dos fatores mais importantes para atingir sucesso em uma loja desse tipo. Em todo caso, a principal recomendação é que você invista em uma loja no centro da cidade ou em bairros de bom comércio, de modo que o seu público alvo possa chegar a sua loja com grande facilidade.

Analisar o espaço interno da loja será outro desafio nesse inicio, já que por se tratar de grandes variedades de produtos, você precisará ter um espaço amplo para organizar seus produtos por categorias, colocar um balcão de atendimento e ainda deixar espaço suficiente para que seus clientes possam se locomover facilmente dentro da loja!

loja de variedades

Quanto custa montar uma loja de variedades?


O investimento inicial será algo indispensável para você que chegou até aqui querendo montar uma loja de variedades, pois terá a necessidade de alugar o espaço de trabalho, terá gastos com a legalização do negócio, compra de prateleiras, expositores, balcão de atendimento, decoração e organização da loja, contratação de funcionários e muito mais. Então no minimo você vai precisar investir R$ 50 mil Reais para abrir uma boa loja de variedades em sua cidade.

Caso você esteja querendo montar uma loja de variedades com pouco dinheiro, uma boa opção seja segmentar bastante os seus produtos ao invés de focar em todos os tipos de produtos possíveis. Abrir uma loja de variedades para o lar ou mesmo uma loja de produtos femininos diversos.

Leia também: Como montar uma loja de roupas para academia

Preparação para começar trabalhar na sua loja!


Após ter tudo mais ou menos preparado para trabalhar, você precisará planejar como será a abertura do negócio e o trabalho no dia a dia. Então organize seus funcionários de modo que possa ter pessoas para organizar produtos e cuidar do estoque, atendentes e uma pessoa para tomar conta do caixa. Quanto ao processo de inauguração, a minha dica é que você faça uma boa divulgação pelo menos uma semana antes, de modo que as pessoas já fiquem na expectativa da abertura da loja. Isso costuma atrair muitas pessoas, principalmente se você lançar uma promoção inaugural!

O certo é que não basta apenas querer montar uma loja de variedades, é preciso se esforçar e trabalhar para conseguir implementar a sua ideia, mas por outro lado esse é um negócio que costuma dar bons resultados na maioria das cidades, pois os produtos costumam ser baratos e isso acaba influenciando um público consumidor muito grande.

6 thoughts on “Quero montar uma loja de variedades

  1. poliana cristina

    nao tenho muito dinheiro mais meu sonho e ter uma lojinha simples basica

  2. Regiane de Oliveira Lima

    Preciso de uma lista de mercadorias para minha loja! vocês poderiam me ajudar?

  3. marcia

    ja tenho uma lojinha de variedades ;so to meia perdida em relaçao a arrumaçao, e comprar mercadorias com menor preços

  4. patricia

    necessito abrir algum negocio pequeno em casa mesmo para sobreviver ate terminar meus estudos e passar na OAB , porem nao tenho capital ,ja vendo cosmeticos e tenho experiencia em comercio,que seria mais viavel no meu caso ?

  5. MARCO ROGERIO DE CARVALHO

    tenho uma loja estou precisando remodelar novamente voces tem alguma pra me indicar

Comments are closed.