Plano de estudo para concurso

By | 11 de maio de 2013

Plano de estudo para concurso – Há muito tempo temos observado que para o Brasileiro, principalmente de classe média baixa, o melhor emprego que se pode ter é ser um profissional concursado. Passar num concurso hoje, é um desafio que aflige milhares de pessoas, tanto jovens quanto adultos. Tudo isso porque foi criado um conceito Nacional de que quem consegue um emprego concursado, faz a melhor carreira da vida, gozando de um salário bom, de férias remuneradas e agendadas, além de vários outros benefícios.

Quando se trata de um Concurso Público é que as coisas fervem ainda mais. Isto porque milhões de Brasileiros se inscrevem todos os anos para disputar pouquíssimas vagas em poucos concursos que são abertos durante o ano. Por isso se tem uma importância enorme ao estudar ou criar um planejamento de estudo para tentar conseguir passar num concurso público, o que não é nada fácil. Hoje vamos observar como você poderá ser bem sucedido ao criar algumas expectativas e se preparar bem ao criar um plano de estudo para concurso.

O que o concurso pede?

A primeira coisa que você tem que saber antes de prosseguir e se inscrever no concurso ou premeditar participar do certame, é o que será exigido do candidato. Muitas vezes antes mesmo de ser liberado o edital do concurso, muitas pessoas que não tem documentos regularizados tentam se preparar para disputar com milhões ou milhares de candidatos 1 vaga. Acontece que você precisa saber se está em dia com o que o concurso pedirá, como no exemplo citado acima, a entidade a fazer o concurso poderá exigir documentação especifica e se você não tiver essa documentação com certeza, mesmo sendo aprovado no concurso, não exercerá a vaga que conquistou.

Da mesma forma, você precisa saber o que realmente será preciso estudar para o concurso. Muitas vezes os concursos pedem em seus editais as matérias que são estudadas no ensino médio, porém, como o concurso pode acontecer de ano em ano, mudanças podem ocorrer e assim você poderá passar a estudar muito sobre estas matérias, quando no momento em que liberam o edital, você olha e vê que não está apto para uma ou outra coisa que a prova exigirá de você.

plano de estudo para concurso

Obter Material de estudo é sempre válido

Portanto é sempre bom estar atento ao que pode surgir de novidades em relação ao que será exigido do candidato na prova. Por isso as vezes é bom perguntar a pessoas próximas a você o que se passou e como se passou a prova do ultimo concurso que você almeja ser aprovado. Pode ser que essa pessoa possa te ajudar ao te entregar tranquilamente o que foi abordado na edição anterior.

De todo modo, é sempre bom adquirir materiais de estudos específicos para o concurso onde você deseja ser aprovado. Por exemplo, se você estiver interessado em ser um dos candidatos aprovados no concurso da Caixa 2013, poderá comprar material de estudo justamente baseado nas edições anteriores do concurso da Caixa.

Quantas horas estudar por dia

Esta é uma questão bastante relevante. Mas podemos responder sinceramente que não existe uma quantidade de horas especificas para que você estude em casa e se saia bem. Muitas vezes pessoas que passaram 12 meses estudando 6 dias por semana 8 horas por dia, chegaram a serem aprovadas nos respectivos concursos onde participaram. Mas muitas vezes pessoas que só precisaram de um cursinho para reforçar aquilo que já sabiam, obtiveram o sucesso em sua avaliação e foram aprovados.

Então não há uma quantidade de horas exatas que vá te beneficiar. Saiba que ‘se matar’ de tanto estudar não vai levar você a lugar nenhum, pelo contrário, você deve estudar mantendo concentração para que assimile bem tudo o que está lendo. Dessa forma, com certeza você desenvolverá bem um plano de estudo para concurso.