Montar uma loja de informática

By | 23 de dezembro de 2013

Nos dias atuais é quase impossível trabalhar sem a internet. E muitos brasileiros têm tido a necessidade de ter um computador em casa, porque o mundo virtual tem se expandido cada vez mais. Contudo, você fica sabendo de notícias que acontecem no cotidiano com mais rapidez e as pessoas tem se conectado muito mais a cada ano que passa. Outra questão é ter a internet para poder se comunicar com os parentes que moram longe. Então porque não se atualizar nesse negócio e montar uma loja de informática?

Com máquinas de alta tecnologia, o mercado de informática tem crescido muito nesse tempo, mesmo quando as pessoas compram seu computador já montado, precisam de uma peça ou um programa para atualizar ou algo para formatar, depende da necessidade de cada um. E precisa até mesmo de um mouse, teclado, fones de ouvido, entre outros acessórios que precisam ser trocados ao longo do uso, fazendo a loja de informática uma ótima opção de empreendimento.

Investindo para montar uma loja de informática

Para se montar uma loja de informática, a localidade deve ser escolhida com cuidado, se preocupando em abrir uma loja em lugares onde já vendem produtos de informática, pois as pessoas quando querem comprar algo, se dirigem direto a um lugar certo. Se você tiver um bom capital para investir, pense na possibilidade de abrir um stand ou uma loja em um shopping Center, pois é bem lucrativo também porque lá passam milhares de pessoas por dia.

Além de separar um espaço para estoque, você deve pensar em um balcão, gôndolas onde possa colocar os produtos para exposição e para garantir um melhor atendimento, separe um lugar para uma assistência técnica. Esse será um serviço diferenciado onde as pessoas com certeza vão procurar. Muitos não conseguem resolver os problemas do computador na hora, pois não tem o conhecimento, então você pode separar profissionais nessa área para ajudá-los sempre que possível, eles esperam enquanto o técnico dar uma olhada e resolve o problema.

Leia também: Como montar uma loja de cosméticos

Entre em contato com fornecedores e distribuidores

Reveja a segurança do local porque produtos de informática são sempre bem visados, combine um horário com os demais donos das lojas locais para fecharem em uma determinada hora, assim todos se sentirão mais seguros. Outro ponto muito valioso é nunca deixar o estoque cheio de produtos. Avalie junto com seu fornecedor a possibilidade de entregar os produtos, comprados para sua loja, quinzenal, assim, você se sentirá mais seguro e sempre que alguém desejar comprar algo, você entra em contato com o fornecedor e ele manda para você.

Quando você montar uma loja de informática, também é bom entrar em contato com os distribuidores, para isso, fale primeiro com os donos das lojas de marcas conhecidas, pois, algumas fazem vendas para empreendedores pequenos, outras fazem vendas em grandes quantidades para distribuidores e as lojas menores compram deles. Pesquise, entre em contato com mais de uma distribuidora e com certeza você fará um bom negócio.

Tenha sempre produtos de qualidade

Para vender bem é preciso antes de tudo comprar os produtos mais solicitados pelos clientes, sendo que estes devem ser produtos de alta qualidade, onde você terá uma assistência caso algum produto venha com defeito ou quebre em curto prazo de tempo. Às vezes o caro sai mais barato, então invista em produtos de qualidades. Desconfie dos preços muito pequenos, pois, na maioria das vezes, quase sempre a garantia não compensa.

Para trabalhar na sua loja contrate pessoas especializadas na área, onde saibam o que está vendendo, até porque muitos clientes não conhecem muito do ramo e precisa de alguém de confiança que venda o melhor produto sem exploração. Então, ao montar uma loja de informática, esses vendedores precisam estar aptos a responder todos os questionamentos dos clientes, para que eles se sintam seguros em comprar na sua loja.

Promoções para conquistar os clientes

Normalmente os produtos de informática são um pouco mais caros, então precisam saber que estão levando algo bom e que não quebrará, enquanto estiver usando em um curto prazo de tempo. Outra questão importante é fazer promoções das peças que pouco tem saída, pois desta forma, facilita para determinados clientes. Então, se você está pensando em montar uma loja de informática, esse é o momento, pois computadores é algo que, hoje em dia, muitas pessoas têm em sua casa!