Como montar uma loja de carros usados

By | 30 de outubro de 2013

Hoje em dia comprar um carro está cada vez mais acessível para as pessoas. As condições tem se tornado mais práticas e vender carros usados está gerando renda para aqueles que querem trabalhar com esse negócio. Apesar de muitas pessoas comprarem carros, sabemos que nem sempre todas podem comprar um novo do ano e recorrem ao semi-usado com toda a garantia de fazer uma boa escolha.

Nem sempre o preço de um carro novo e um semi-usado é tão diferente, então você deve estar ligado nesse segmento para obter lucros em vez de prejuízo, ao montar uma loja de carros usados. Normalmente os compradores dos carros usados são aqueles que não podem comprar um direto da fábrica, então você deve analisar bem essa questão, porque se os preços forem praticamente iguais com certeza os clientes optarão por um novo.

Realize pesquisa e analise a concorrência!

Pesquisa de imediato vai lhe ajudar, a saber, quem são seus clientes, tipo de renda, classe social, e se você se enquadra onde quer montar sua loja, para quem você queira vender, porque não adianta ter um local muito bom, mas se não tiver clientes. Assim que você montar uma loja de carros usados analise a concorrência, pois também é muito importante, porque é de lá que você vai tirar os dados para melhorar seu atendimento e talvez oferecer algum serviço que talvez na concorrência não tenha, assim estará dando um serviço melhorado e firmando seu espaço.

O local que você deve procurar é onde tenha bastante movimentação de pessoas e que tenha pelo menos um estacionamento por perto, coloque diversos carros na frente da loja para chamar a atenção tanto dos motoristas que passam na frente, quanto das pessoas que irão passar caminhando também. Outro local muito bom é perto de metrôs, ponto de ônibus, pois é onde as pessoas tem facilidade para se locomover e conhecer sua loja. E verificar se o local atende as necessidades básicas como telefone, água, energia, para que você se fixe e seja bem atendido nessas áreas também.

como montar uma loja de carros usados

Escolhendo funcionários competentes

Quando se pensa em montar uma loja de carros usados, deve-se escolher os funcionários com bastante cuidado, principalmente a recepção de sua loja, um bom atendimento irá fazer com os seus clientes ou futuros clientes voltem para fazer novos negócios. Contudo, seus funcionários devem ser bem instruídos e bem informados sobre cada veículo ali exposto, e também saber se comunicar e ter foco.

Nunca esqueça que o cliente sempre tem razão e, o que chama a atenção dos clientes em uma loja de carros não é só o fato de vender mais barato ou ter modelos que agradam a muitos e sim o atendimento, a forma com que você vai tirar dúvidas e se mostrar interessado pelos interesses dos clientes. Você precisa saber exatamente o que o veículo oferece como segurança, conforto, como dirigir sem riscos, e mostrar para o cliente que a vida e o bem estar dele são tão importantes quanto vender um veículo para ele.

Leia também: Como montar uma empresa de informática

Sucesso no negócio com boa divulgação

A divulgação é algo que vai lhe ajudar no sucesso do negócio. Como vender se as pessoas não sabem nem o local onde fica? Você deve investir pesado no lado do marketing, espalhando panfletos em lojas de segmentos mecânicos, como por exemplo, você sabe que só vai lá quem já tem um veículo e sempre tem alguém querendo trocar e ter um melhor.

Invista certo, quando montar uma loja de carros usados você pode pensar no jornal da cidade, fazer um site onde coloque todas as informações necessárias para que as pessoas entrem em contato com você, também pode colocar fotos e endereço. É muito importante que você atenda todos os clientes que ligarem, mesmo que seja para perguntar algo não tão complicado, mas qualquer tipo de dúvidas devem ser tiradas. E no mais, dedicação e tempo, e o seu esforço com certeza valerá a pena e você terá retorno.