Como eu consegui guardar dinheiro todo mês

By | 25 de julho de 2012

A verdade é que conseguir guardar dinheiro todo mês não é algo para todos. Se você é daqueles que não consegue passar em frente a uma vitrine sem parar e ir lá comprar, eu acredito que você deve primeiro mudar o seu pensamento com relação as suas necessidades e depois começar a guardar dinheiro.

Hoje nesse artigo eu irei falar sobre o que eu fiz para conseguir economizar dinheiro todo mês e pode acreditar que não se trata de nenhuma formula mágica ou truque, porque são coisas simples que você também pode aplicar na sua vida econômica.

Tenha um ideal

O primeiro passo para conseguir guardar dinheiro todo mês é ter um pensamento focado nisso. Não adianta nada você falar da boca para fora que a partir de agora irá começar guardar dinheiro sendo que não aguenta ver um tênis novo na vitrine.

Eu, por exemplo, posso lhe dizer que não será um processo fácil pois você tem que sair da sua zona de conforto e começar economizar até aquelas queridas moedinhas, então é preciso se preparar psicologicamente também.

Eu comecei a guardar dinheiro com o intuito de comprar uma moto e com o pensamento focado apenas nisso, eu consegui me desviar de todas as outras tentações coisas que me apareciam pelo caminho. Então, foque em algo que você quer muito conseguir e vamos começar juntar dinheiro todo mês.

como guardar dinheiro

Diminua suas contas

Uma coisa que eu tinha bastante era contas para pagar e acho que todo mundo tem, mas se você quer conseguir guardar dinheiro todo mês terá que dar um basta nelas.

Se você está em uma situação assim como eu estava, então procure pagar todas as suas contas primeiro e depois comece a economizar seu sagrado dinheirinho. Ao fazer isso, você se sentirá livre e terá o seu dinheiro inteiramente para você, mas é importante ter a consciência de que precisa guardar uma parte dele.

Defina um valor mensal

Eu não vou definir aqui um valor exato de quanto você deve guardar todo mês pois nem todos ganham do mesmo tanto, então a opção é definir um certo valor mensal para guardar, aquele mês que sobrar um pouco a mais, é importante que guarde também pois ele fará uma grande diferença no final das contas.

Uma boa ideia é usar a regra de três para organizar o seu salario mensal e conseguir guardar mais dinheiro todo mês:

  1. Certamente você tem alguns gastos inevitáveis todo mês, como aluguel, água e internet, por isso uma parte do seu salario deve ser separado para o pagamento dessas contas.
  2. Ninguém vive trancado em casa o tempo todo ou sem comer nada de diferente na rua, então separe a outra parte do seu salario para o seu lazer, mas assim como eu disse no inicio, quanto menos gastar melhor para a sua economia.
  3. A ultima parte será aquela que você irá guardar todo mês.

Guarde até suas moedas

Para falar a verdade, eu não gosto muito de carregar moedas na carteira e até desprezava elas antigamente, mas depois que comecei guarda-las eu descobri como elas são importantes.

Se você quer fazer uma economia todo mês, então comece pelas coisas pequenas e aprenda a guardar moedas. Compre um cofrinho ou tenha uma caixinha para ir depositando lá suas moedas, isso é uma tarefa simples e que lhe ajudará no processo de economia.

O importante é ir colocando lá suas moedas e tentar esquecer um pouco delas. Eu, por exemplo, sempre quando chego em casa já dou logo uma olhada na carteira e todas as moedas que estão lá vão direto para minha caixinha. Com essa brincadeira eu consigo economizar mais de R$ 100,00 todo mês.

conseguir guardar dinheiro

Abra uma poupança

Uma coisa que eu aprendi e que recomendo para as pessoas que não conseguem guardar dinheiro, é abrir uma conta poupança o mais rápido possível.

Se você ficar com ele na mão ou pensar em guardar dinheiro em casa, o risco de gastar é bem maior. Eu mesmo não consigo ficar com dinheiro na mão que ele parece sumir de um dia para o outro, então se você não tem ainda, pense seriamente em ter sua conta poupança.

Você consegue guardar dinheiro?

Com esse artigo eu venho trazer dicas simples para quem quer guardar dinheiro todo mês e espero ter lhe ajudado também nessa caminhada. Se você já consegue economizar dinheiro, então compartilhe conosco as suas estratégias, basta deixar um comentário abaixo e compartilhar nas redes sociais.