Empréstimo em banco – Vale a pena pegar?

By | 23 de novembro de 2012

Não são poucas as pessoas que desejam pegar empréstimo em banco e maior ainda é o número das que estão devendo e não conseguem quitar suas dividas com o banco.

A grande duvida que fica é se vale a pena ou não pegar empréstimo em banco. Lógico que nem todos utilizam esse meio para obter dinheiro, mas boa parte dos brasileiros já tiveram algum tipo de relacionamento semelhante com um banco.

Então vamos às dicas.

1 – Avalie sua situação financeira

Tem muita gente espalhada pelo Brasil que estão passando por dificuldades financeiras e mesmo assim resolvem pegar empréstimo em banco e isso é um dos motivos pelo qual muitos não se desatolam das dividas. Tanto que alguns resolvem contratar uma empresa que limpa o nome sujo para resolver o problema.

Eu acredito que você já saiba que a porcentagem de jurus cobrada por um banco não é das mais baratas, então se sua situação financeira não está boa é melhor não se arriscar no empréstimo bancário, porque provavelmente não poderá pagar essa divida no futuro e tudo se transformará em uma bola de neve.

Leia também: Como sair das dividas e guardar dinheiro

pegar emprestimo em banco

2 – Busque uma segunda opinião

Nem sempre conseguimos ver todas as consequências e vantagens que certo ato pode causar, então nada melhor para isso que buscar uma segunda opinião.

Até mesmo na hora de tomar uma decisão importante, como a de pegar empréstimo em banco, é fundamental que se tenha outra opinião para avaliar se valerá a pena ou não.

3 – A necessidade do dinheiro

Independente da quantidade de dinheiro que irá pegar e da forma que obterá esse valor é importante ter uma necessidade para esse dinheiro.

Então, na hora de pegar empréstimo em banco, defina muito bem o que irá fazer com esse dinheiro, para que depois não acabe desperdiçando-o e ficando apenas com a divida para pagar.

Não importa se irá comprar algo, quitar outras dividas ou investir em algum projeto pessoal, o importante é ter um proposito em mente para usa-lo.

4 – Tenha uma solução alternativa

Algumas pessoas estão precisando de dinheiro e resolvem pegar empréstimo em banco logo de cara, sem avaliar outras opções que podem surgir pelo caminho.

Então, na hora de pegar esse dinheiro, avalie outras opções, como o empréstimo com um amigo, encontrar um trabalho extra ou simplesmente pegar um grande adiantamento na empresa e ir descontado no seu salario, se isso for possível.