Como montar uma pastelaria

By | 19 de dezembro de 2013

A área de culinária é bastante diversificada e abrangente. Hoje em dia ganhar dinheiro com comida fica cada vez mais fácil, pois em um país, na qual se mora, as pessoas trabalham muito e não tem tempo de ir para casa comer, pelo menos durante o dia. Então, desta forma, só resta recorrer a restaurantes e lanchonetes. Uma ótima dica para ganhar um dinheiro é montar uma pastelaria, porquanto, há em diversos lugares voltados a esse salgado e que, sem dúvida, dá muito certo.

O bom mesmo é inovar e fazer seu comércio ser diversificado e que as pessoas possam lembrar-se dele sempre que tiver vontade de comer pastel. É um salgado fácil de fazer e as pessoas gostam muito. Antes de montar é bom sondar sobre sua concorrência, nos lugares vizinhos, como é o atendimento, o que eles proporcionam ao cliente, o que é vendido agregado ao pastel. É importante para saber como vai ser feito e ter a certeza que será uma pastelaria de destaque.

Local espaçoso e ambiente agradável

Ao você procurar um lugar para montar sua pastelaria, verifique que tipos de pessoas andam por lá, deve ser pessoas na qual procuram esse tipo de comida e que apareçam pelo menos três vezes na semana, se for ponto comercial melhor ainda, todos os dias vão ter pessoas e elas vão precisar comer, assim, você vai fidelizando seus primeiros clientes. Sobre como fazer no estabelecimento, vai depender se as pessoas só vão para comer em um determinado horário e vão embora ou se você também tem clientes que vão ao fim de semana, por exemplo, onde passam mais tempo comendo e conversando com os amigos.

Nesse caso, para você montar uma pastelaria, precisa ter um espaço com bastantes mesas e cadeiras, mas que sejam em um lugar em que os clientes fiquem à vontade, sem atrapalhar quem passa por ali. Coloque também um balcão onde as pessoas que não vão demorar possam comer seu lanche e logo ir embora. Uma boa opção é você deixar a parte da cozinha, onde frita os pastéis, bem à vista dos clientes, com uma janela de vidro para proteger, a fim de que, os clientes vejam como funciona.

Leia também: Como montar uma loja de cosméticos

como montar uma pastelaria

Inovação e praticidade ao montar uma pastelaria

Ao você montar uma pastelaria, apresente diversas opções de sabores de pastéis, para isso, é necessário que você pesquise sabores que não são tão comuns, com certeza seus clientes irão gostar, pois será algo inovador. Junto com os pastéis você pode vender refrigerantes e sucos, deixe o cliente à vontade para decidir. Faça cardápios bem elaborados, porém, bem práticos para que as pessoas quando chegarem já escolha o que vai comer.

Na semana da abertura de sua pastelaria, faça uma divulgação para vizinhos, pessoas que circulam na área, informando-lhes que você irá abrir seu empreendimento, porém, a dica que fica hoje é para que você não invista tanto em panfletos, pois muitas das pessoas nem leem e jogam fora, porém, uma boa dica é você fazer alguns pastéis em miniatura e distribuir como forma de divulgação na rua mesmo, à medida que vão se aproximando as pessoas que estão divulgando, vão falando sobre a abertura e o dia da inauguração.

Inauguração e divulgação da pastelaria

E, ao montar uma pastelaria, no dia da inauguração coloque muitos balões, música divertida e ofereça desconto para os primeiros que lhe prestigiarem. Outra opção é a internet, pois esta é uma ótima ferramenta de comunicação, em que sempre está atualizada, e quando se trata de divulgação, chama muito mais atenção dos clientes internautas, então invista nela. Coloque uma página nas redes sociais e divulgue.

Sobre serviço de tele entrega, você pode já abrir sua pastelaria e oferecer esse tipo de serviço, mas recomenda-se que tenha no início, apenas um motoboy para a entrega, e na medida em que for aumentando os pedidos, pode-se expandir o empreendimento e também contratar outro motoboy. Contudo, é muito importante que as pessoas vão a sua pastelaria, a fim de conhecerem melhor este ambiente, já que esse é o objetivo de quem busca dicas de como montar uma pastelaria.

Higiene é fundamental

Referente ao local de seu empreendimento, este deve apresentar pelo menos um banheiro para que os clientes possam utilizá-lo, e também pode haver uma pia na entrada do estabelecimento, a fim de os clientes já entrarem e lavarem suas mãos, antes de iniciarem suas refeições. Bom, agora que você já tem um pouco de conhecimento em como montar uma pastelaria, faça sua pesquisa de mercado e mãos à obra.