Como montar uma papelaria e livraria

By | 14 de novembro de 2013

Com certeza, que ao você ler este artigo, significa que está muito interessado em investir suas finanças em uma papelaria e/ou livraria. Este artigo irá lhe mostrar o caminho inicial que irá abrir sua mente para a organização e manutenção de sua futura empresa. Tenha em mente que montar uma papelaria e livraria é um negócio tão complicado quanto qualquer outro, é preciso estudar seus limites e suas possibilidades. Nestas horas contar com a ajuda de sócios é uma boa ideia!

Você precisa prestar atenção às tendências literárias e aos produtos de papelaria, pois assim atrai novos clientes e mantém os antigos. Tenha em mente que livros antigos, como Shakespeare e Sidney Sheldon são tão importantes quanto o novo romance bombástico infanto-juvenil que lançou semana passada!

Criatividade e Estoque

Além dos produtos tradicionais que uma papelaria e livraria vendem, você também pode disponibilizar serviços como xerox, wi-fi, encontro de escritores, tardes de autógrafos, etc. Atualmente os livros estão sendo substituídos por e-books, portanto não se esqueça de se atualizar nesta área também. Se informe com as editoras ou com os novos escritores autônomos sobre a venda de e-books, e pode vendê-los em pendrives, CD’s, via login, etc.

Quanto ao seu estoque, assim que você for montar uma papelaria e livraria, irá depender muito da localização do seu empreendimento e sobretudo dos clientes em maior número. Por exemplo, se sua empresa está no centro da cidade e a maioria dos seus clientes são empresas, você deve investir em canetas, lápis, folhas A4, envelopes, cartolinas, livros de autoajuda, etc. Porém, se sua empresa está perto de uma escola infantil, você deve focar em materiais escolares.

como montar uma papelaria e livraria

Livros para montar uma papelaria e livraria

Caso sua empresa tenha um alto número de clientes, sendo estes alunos de faculdade, não se esqueça de investir em livros de estudo, os mais variados tipos e preços, assim como em materiais voltados para profissionais da área de desenho e edição. A variedade é muito importante na hora de formar o seu estoque. Algumas pessoas preferem a marca X pela qualidade, outras não se importam com a marca, só querem o produto mais em conta, e por aí vai.

Porém, ao montar uma papelaria e livraria não abuse das variedades, principalmente se estas forem temáticas. Produtos natalinos, de páscoa, do dia dos namorados, etc, só vendem nas datas específicas, por isso, se você não quer ficar com produtos temáticos no seu estoque esperando o próximo ano chegar, é melhor comprar pouco destes. Essa dica também vale para coisas de momento, como por exemplo, as novelas infantis, como Carrossel, Chiquititas, Rebeldes, etc.

Estrutura e Funcionários

Se o dono trabalhar e se a empresa for mediana, o dono e mais dois funcionários já será o suficiente. Entretanto, em épocas mais agitadas como a volta às aulas, é preciso ficar atento para contratar algum funcionário de forma temporária. Em empresas pequenas, os funcionários fazem de tudo um pouco, não tendo especializações. Ou seja, não terá um funcionário só para repor e outro só para o caixa, pois ambos farão todas as coisas que forem necessárias para manter tudo em ordem e no bom funcionamento.

É muito importante que ao montar uma papelaria e livraria possuam estantes para livros e cadernos, balcões para materiais escolares, expositores, um lugar de estoque, um caixa, telefone fixo, computador com internet, etc. Não esqueça que livros e produtos de papelaria correm o risco de mofar e de estragarem, por causa de traças e cupim, portanto opte sempre por um local bem arejado e, se os móveis forem de madeira, que sejam bem cuidados e envernizados.

Leia também: Como montar uma sorveteria pequena

Capital Inicial para abrir uma livraria e papelaria

Se você contar com o apoio de uma franqueadora, esse valor pode ser de 20 mil a 100 mil. Se for investir em um negócio próprio, para uma empresa pequena a mediana, gastará em torno de 50 mil a 200 mil. Também é importante lembrar que quanto maior o investimento, maior o risco. Portanto não coloque em risco suas economias, seja prevenido, examine bem o local que irá abrir a sua papelaria e livraria, estude os possíveis clientes, e confira se há linha de ônibus por perto, escolas ou faculdades.

Quando você montar uma papelaria e livraria poderá também apresentar um ambiente calmo, aonde as pessoas irão, a fim de se sentarem e apreciar o local, lendo seu livro preferido.

One thought on “Como montar uma papelaria e livraria

Comments are closed.