Como montar um sacolão

By | 14 de novembro de 2013

Para os amantes da feira livre, hoje se encontra bem mais frequentados o novo Sacolão ou chamados de Quilão, onde os clientes enchem a sacola de frutas e verduras e quando vão embora, pesam e pagam em vez de ser por preço de unidade. Os clientes normalmente são as donas de casa que vão mais de uma vez por semana sair às compras, também os restaurantes, lanchonetes e têm aqueles que vendem com marmitas, na qual todos os dias compram verduras e essa opção de ser por peso de tudo, é melhor e economiza bastante.

Assim que você tiver em mente de montar um sacolão, verifique os seus fornecedores, como trabalham na forma de pagamento e se o produto é de boa qualidade, sabendo que você vai se locomover até a sua loja, então deve ir bem encaixotado com frutas e verduras de ótima qualidade. Veja a quantidade exata que você precisa para a semana porque esse tipo de produto tende a estragar bem rápido então cuidado com os exageros. Como o Sacolão é como se fosse uma feira livre, deve-se tomar cuidado com a organização e limpeza.

Mantenha seus sacolão, com a aparência de fartura

As bancadas devem estar sempre cheias não deixando brechas. Ao montar um sacolão, este deve manter a aparência de fartura sempre. Verifique se precisa de reposição em tempo curto, sempre de olho para não deixar de qualquer jeito. Evite locais abafados e com permanência do sol porque como se está falando de frutas e verduras esses aspectos contam bastante para a boa conservação dos seus produtos. Há alguns produtos que precisam de água para a melhor conservação, então fiquei atento e troque essa água com frequência para que não junte nenhum tipo de inseto.

Separe as frutas das verduras, deixe o cliente à vontade, se ele quiser comprar tudo de um lado e depois do outro, não se intrometa na decisão dele. É preciso não haver misturas, ou seja, verduras de um lado e frutas de outro, estando tudo bem organizado e limpo. O investimento é em torno de R$ 34 mil reais e você pode ter uns dois ou três funcionários para ajudar as pessoas. A intenção de quando surgiu esse Sacolão é que as pessoas com um menor poder aquisitivo possam se alimentar bem de frutas e verduras e não pagarem tão caro como se fosse para comprar por unidade.

como montar um sacolão

Como montar um sacolão diferenciado

Para diferenciar seu atendimento você pode vender produtos básicos de consumo também, podendo montar uma estrutura menor e vender esses produtos. O que mais ameaça como concorrência é a falta de informação sobre comer frutas e verduras, pois muitas pessoas nem acham tão necessário para a própria alimentação. Outra ameaça são os grandes supermercados e feiras livres que ficam próximos. E como vantagem você vê preço mais acessível em determinados dias da semana, bem como, o crescimento da população também pode ser chamado de vantagem.

Quando se pretende montar um sacolão, deve-se estar atento ao espaço, porquanto este deve ser bem aproveitado, lembrando que as pessoas com deficiência também irão frequentar esse lugar, desta maneira, você deve tornar acessível a esses também, participando da inclusão, onde será possível ter acesso a cadeirantes. Para melhorar o ambiente e mantê-lo sempre limpo, use utensílios descartáveis e mantenha as bancadas sempre limpas.

Leia também: Como montar uma loja de tecidos

Mantenha seus clientes satisfeitos

É importante apresentar em seu negócio, funcionários experientes para atenderem bem a clientela, a fim de estes se sentirem a vontade e satisfeitos com suas compras. Então, seus funcionários precisam ser simpáticos, interessados e ter habilidades para atender o cliente, fidelizando cada um que aparecer, mesmo que não leve nada no momento.

Também é preciso que seus funcionários conheçam o produto que está vendendo, então se deve pesquisar o valor nutricional, quantas calorias e também você deve dar mais ênfase é de quantas energias você vai ter quando consumir determinada fruta ou verdura. Faça divulgação do seu Sacolão e não se intimide, deixe seus clientes à vontade para comprar o quanto quiser. Segue uma dica ao se montar um sacolão: como dono, fique por perto, supervisionando tudo, isso encorajará seus funcionários.

3 thoughts on “Como montar um sacolão

  1. Marco Silva

    Deem me ideias para montar negocio em portugal algo novo obrigado

  2. jose

    nao tenho o dinheiro suficiente pra montar um negocio ,mas sou otimista ,vou começar com o pouco que tenho,ja fiz isso uma vez e deu certo.

Comments are closed.