Como montar um restaurante

By | 29 de novembro de 2013

Você já sabe como montar um restaurante? Se ainda não sabe, então aproveite as dicas e informações que temos a seguir para abrir seu próprio restaurante com o máximo de sucesso. Naturalmente esse é um tipo de negócio bastante procurado pelos empreendedores de todos os cantos do Brasil e tudo isso, porque trata-se de uma área com uma procura grande e que dificilmente irá diminuir.

Portanto, montar um restaurante é um negócio muito interessante e se você estiver buscando ideias de negócios fortes no mercado para investir, saiba que essa é uma das melhores oportunidades para empreender a partir de agora. Não podemos esquecer que esse tipo de negócio requer um planejamento bastante avançado e existem certos detalhes que serão primordiais para se obter sucesso ao atuar no mercado de alimentação, mas com as dicas a seguir você poderá ter uma noção melhor de tudo aquilo que precisará para seu novo restaurante.

Preparação e planejamento para abrir um restaurante

Todo negócio novo que se vai abrir requer um planejamento muito bem feito e para você que ainda não sabe como montar um restaurante será imprescindível fazer isso antes de qualquer coisa. Então a minha indicação é que você comece com uma pequena pesquisa na região onde pretende se instalar para saber se as pessoas tem costume de frequentar restaurantes, verificar se existe uma grande circulação de pessoas no local e tudo mais.

A partir daí, é sempre recomendado que você faça um bom plano de negócios para colocar seu restaurante no papel, de modo que tenha um controle maior a respeito do que será feito e do que precisará para colocar tudo em funcionamento. Caso você ainda não saiba como fazer seu próprio plano de negócios, recomendo que conheça o Ebook Como fazer plano de negócios, que é um material muito interessante para lhe auxiliar na abertura do seu restaurante.

como montar um restaurante

O espaço para montar um restaurante

A localização será outro fator de suma importância e já que seu objetivo aqui é saber como montar um restaurante, nada mais justo que começar analisar desde já o espaço onde pretende se instalar. Então como já foi dito anteriormente, o ideal é montar o novo restaurante em um local de fácil acesso, que já tenha uma boa visibilidade e que possa ser adequado para equipar com todos os acessórios e ainda oferecer comodidade a clientela.

Ao montar um restaurante tradicional, você deverá levar sempre em consideração que o espaço interno precisará ser amplo e bem organizado, então você precisará ter uma cozinha grande, um estoque, pelo menos 2 banheiros, um balcão de atendimento e a área onde irá colocar as mesas com cadeiras.

Quanto custa montar um restaurante?

Normalmente quem está buscando dicas de como montar um restaurante quer saber logo de cara quanto custa para ter tudo em pleno funcionamento, mas infelizmente não tem como citar um valor exato de quanto você precisará investir no seu restaurante, pois tudo dependerá da localização, do tamanho do restaurante e também dos seus objetivos com esse negócio. Por se tratar de alimentos para venda, certamente o investimento será um pouco alto, já que será preciso equipar toda a sua cozinha, comprar freezers, prateleiras, um balcão grande, mesas com cadeiras, diversos aparelhos de jantar e acessórios em geral, precisará montar um bom estoque de produtos alimentícios e diversas outras coisas.

Nisso tudo, o investimento total para abrir seu restaurante irá variar entre R$ 45 e R$ 150 mil Reais, mas esses são valores aproximados, pois tudo é muito variável nesse ramo de negócio.

Leia também: Como montar uma sorveteria pequena

Como montar um restaurante?

Assim que tiver definido o local e ter feito todo o planejamento inicial recomendado, você poderá partir para o processo de montagem, mas lembre-se sempre que não tem como montar um restaurante sem focar em uma boa higiene e também precisará passar pelos fatores legais. Dessa forma, será preciso fazer o registro da sua nova empresa na junta comercial, obter o CNPJ para funcionamento, obter a licença da prefeitura municipal e o alvará de funcionamento da Anvisa. Um contador pode lhe ajudar muito nesse processo e na inicialização do seu próprio restaurante, então leve isso em consideração também.

Para uma maior eficiência, não basta somente saber como montar um restaurante, abri-lo e começar trabalhar, porque existem pequenos detalhes que poderão fazer uma grande diferença na sua nova empresa. Então, não deixe de se preocupar com o bom atendimento a seus clientes, ofereça sempre os melhores produtos possíveis, invista em divulgação para seu restaurante novo e procure fidelizar seus clientes para que eles voltem sempre a frequentar. Eu acredito que com essas dicas você pôde entender basicamente como montar um restaurante tradicional na sua cidade e como leva-lo a frente, portanto lhe desejo muito sucesso nessa caminhada e até breve!