Como montar um e-commerce de sucesso

By | 23 de julho de 2014

O crescimento dos negócios online é algo visto de perto por todos nós e, justamente, por isso muitas pessoas querem empreender nesse mercado mesmo começando do zero, então pensando nisso eu preparei algumas dicas de como montar um e-commerce de sucesso!

Abrir um e-commerce é uma das tantas maneiras de construir algo próprio na internet para começar trabalhar, então é uma alternativa muito interessante para quem tem produtos e quer colocar na internet para vender, assim também como para quem não tem nada em mãos e quer ter um negócio sólido totalmente online.

Então se você gostaria de obter mais informações a respeito desse modelo de negócio e saber os mínimos detalhes de como montar um e-commerce, com certeza vai gostar das informações que eu preparei aqui hoje!

Melhores produtos para montar um e-commerce


Quem deseja saber como montar um e-commerce de sucesso precisará passar por uma fase de planejamento, portanto é aconselhável que você estude o mercado e veja quais são os produtos que podem se encaixar ao seu modelo de negócio desejado e de antemão eu preciso lhe dizer que o melhor caminho para quem não vai montar uma grande loja virtual é focar em apenas um segmento, assim também como tentar não trabalhar com a venda de produtos muito concorridos no mercado. Se você montar um e-commerce de celulares, por exemplo, poderá até conseguir algumas vendas, mas por ser uma área muito concorrida, as chances são que sua pequena loja não cresça do modo como é esperado.

Sabendo disso, a minha dica é que você invista em áreas que também tenham uma boa procura, mas que ao mesmo tempo não sejam tão acirradas. Bons exemplos podem ser a venda de maquiagens, acessórios femininos ou masculinos, poderá montar uma loja de perfumes, sapatos importados ou algo do tipo, pois são áreas que costumam ter uma boa margem de lucro e que não é tão concorrida!

como montar um e-commerce de sucesso

Como montar um e-commerce de sucesso?


Não tem como montar um e-commerce de sucesso sem contar com produtos de qualidade e para isso só existem duas formas, sendo que a primeira é firmar uma parceria com bons fornecedores e a segunda é fabricar seus próprios itens que serão disponibilizados na internet para comércio. Após isso, será necessário começar pensar na montagem estrutural da sua loja virtual, então você poderá contratar um Webdesign e um programador para desenvolver sua loja ou simplesmente alugar uma loja pronta pela internet e começar seu negócio normalmente.

Lembre-se também que o sucesso de um e-commerce está totalmente ligado à eficiência da sua loja, então é ideal que você invista em um layout simples para ter facilidade na navegação pelo site, disponibilize boas fotos, uma descrição completa dos produtos que estão sendo vendidos, ofereça várias opções de pagamento, deixe bem claro a opção para calculo de frete e muito mais. Então mesmo sendo detalhes que aparentam ser simples, é muito indicado que seja levados a sério, pois trarão muitos resultados para seu e-commerce.

Como montar um e-commerce dropshipping?


Uma grande tendência atualmente tem sido o trabalho com dropshipping e essa pode ser uma opção ainda mais interessante para você que chegou até aqui querendo dicas de como montar um e-commerce de sucesso. Basicamente o dropshipping consiste em vender produtos pela internet sem ter nenhum estoque pronto para entrega e na maioria dos casos esses produtos estão em outros países como a China ou os Estados Unidos, portanto é um negócio baseado na importação de produtos para revenda!

O que você vai precisar para implementar no seu e-commerce é somente conhecer como funciona esse método passo a passo, ter o contato de bons fornecedores e começar colocar em prática. Com base nisso, o seu trabalho será somente disponibilizar os produtos em sua loja e quando alguém fizer uma compra, você vai diretamente no site do seu fornecedor na China, faz a compra pagando bem menos e envia diretamente na casa do seu cliente, tirando apenas o seu lucro na venda. Dessa forma a sua loja será apenas uma intermediadora e esse é um dos negócios mais utilizados hoje em dia no mercado!

Veja também: O treinamento que ensina trabalhar com dropshipping

ecommerce de sucesso

Dicas para ter sucesso em um e-commerce


Muitas pessoas querem saber como montar um e-commerce bem sucedido no mercado virtual, porém a verdade é que não existem segredos quanto a isso, basta apenas saber unir tudo o que for necessário para deixar o seu cliente feliz, mas acima de tudo é necessário buscar maneiras de chegar a esses clientes e a melhor forma é investir em publicidade online. Quando o nome da sua loja começa aparecer pela internet, as chances são que você vai ganhar autoridade no ramo e consequentemente atingir o seu publico alvo consumidor, então vale a pena usar as redes sociais, investir em anúncios no Facebook Ads, Google Adwords, usar Email marketing e muito mais.

Ser ágil no processo de envio dos produtos também é algo que conta muito para o sucesso de um e-commerce, oferecer suporte para atender as necessidades dos clientes é algo importante em um e-commerce e procurar ser inovador na sua área é quase uma obrigação para quem ainda não sabe como montar um e-commerce de sucesso!

Montar um e-commerce da lucro?


É possível ter um lucro muito alto sim com seu negócio pela internet, principalmente se conseguir ganhar um certo destaque e trabalhar com produtos de qualidade. Mesmo sendo um e-commerce de pequeno porte, o seu negócio poderá lhe gerar ótimos resultados em um curto período de tempo, inclusive eu conheço pessoas que faturam de R$ 5 a R$ 30 mil Reais com uma loja virtual, trabalhando apenas em um segmento!

Então a minha dica é que você estude esse mercado, aprenda realmente como transformar essa oportunidade em um negócio sólido e invista para montar seu próprio e-commerce. Agora só depende de você…