Como encontrar um emprego – Dicas

By | 5 de janeiro de 2013

Encontrar um emprego é algo que está na lista de milhares de pessoas espalhadas por esse nosso Brasil e essa pode ser uma tarefa bem complicada, se não for colocado em pratica as coisas certas.

A pura verdade é que o mercado de trabalho está precisando de funcionários sempre, porém na maioria das vezes não consegue encontrar as pessoas certas para assumir essas vagas e fica a empresa necessitando do funcionário e o funcionário precisando da empresa.

Para tentar ajudar, nós iremos colocar a seguir algumas dicas úteis para quem deseja encontrar um emprego e se encaixar de vez no mercado de trabalho.

1 – Se qualifique primeiro

Essa é uma coisa que ouvimos falar o tempo todo e já estamos cansado de saber que para encontrar um bom emprego é preciso estudar, mas muitas pessoas não querem levar isso a sério.

Você não vai encontrar um emprego bom num estalar de dedos e dificilmente uma empresa vai vir até você com uma proposta de emprego sendo que você ainda não tem qualificação para exercer o que ela necessita. Então já que isso não acontece, você deve se preparar profissionalmente.

Faça bons cursos profissionalizantes, se não tiver tempo de procurar uma empresa do ramo pode fazer online mesmo, participe de palestras e procure ficar por dentro dos assuntos mais quentes do momento.

encontrar um emprego

2 – Prepare o seu currículo

Provavelmente você já ouviu alguém dizer que o currículo é a porta de entrada em uma empresa ou a primeira impressão do candidato e mais uma vez essa é a verdade nua e crua.

Ter um bom currículo hoje em dia é fundamental para você que deseja tanto encontrar um emprego e quanto mais recheado ele for, mais fácil conseguirá se encaixar em uma empresa.

Então crie o seu currículo de forma simples, mas mostre exatamente o que as empresas precisam saber, que são as suas referencias profissionais, os cursos de qualificação, o seu objetivo na empresa, seus dados e algumas coisas mais.

3 – Vá ao encontro das empresas

Bom, se você deseja encontrar um emprego, se qualificou primeiro e já preparou o seu currículo, eu posso dizer que esse é caminho certo, porém de modo algum você deve cruzar os braços e esperar a empresa vir até você.

O ideal é que você saia para a rua, dê uma passada nas empresas entregando seu currículo, faça uma pesquisa nos jornais e anúncios pelas ruas. Sem fazer isso, fica mais difícil ainda para encontrar um emprego.

As empresas nem sabem da sua existência, essa é a realidade, então você tem que mostrar sua cara a elas para conseguir encontrar um emprego que tanto sonha.

como encontrar um emprego rápido

4 – Converse com amigos

Sim, os amigos são peças fundamentais para quem deseja encontrar um emprego e esta com dificuldades.

O meu primeiro emprego, por exemplo, foi conseguido graças a ajuda de um amigo que já trabalhava na empresa, então comece falar para seus conhecidos e procure informações ou até mesmo indicações para entrar em uma empresa.

Fazendo isso as suas chances só aumenta, porém são seja aquele amigo chato que fica o tempo todo questionando a respeito do emprego. Apenas comente e se ele puder lhe ajudar será muito bom, mas lembre-se que ele não tem nenhum compromisso com você.

5 – Encontrar um emprego através da internet

Outro meio que vem sendo muito usado pelas pessoas que desejam encontrar um emprego é a utilização da internet.

Você pode anunciar através de sites de classificados grátis que está precisando de um emprego e ficar atento também nesses mesmos sites, porque muitas empresas anunciam vagas por lá.

Existem também os sites especializados para divulgar vagas de empregos, cadastrar currículos e fazer esse processo de comunicação entre candidato e empresa. Então vale a pena ficar atento e tentar encontrar a sua vaga de emprego.

Espero que essas dicas tenham sido úteis realmente para você e que consiga encontrar um emprego o mais rápido possível.