Como emprestar dinheiro

By | 18 de outubro de 2012

Muitas pessoas resolvem emprestar dinheiro não simplesmente porque tem muito em mãos, mas como uma forma de guarda-lo para o futuro e acabam não pensando nas consequências.

Mesmo se você é uma pessoa generosa, deve pensar duas vezes antes de emprestar o seu dinheiro suado. Independente se você está emprestando dinheiro para um de seus amigos ou familiares, ainda há um verdadeiro risco.

Veja então algumas coisas relacionadas a prática de emprestar dinheiro que você deve analisar muito bem.

1 – Analise sua situação financeira

Nos dias de hoje, com os preços la em cima e a inflação a disparar cada vez mais, emprestar dinheiro pode não ser a melhor opção a seguir.

Antes de emprestar dinheiro a alguma pessoa, você sempre deve analisar sua própria situação financeira em primeiro lugar e olhar para as despesas a longo prazo. Emprestar dinheiro é algo que deve ser feito somente se você chegar a conclusão que realmente tem dinheiro de sobra.

emprestar dinheiro

2 – Emprestar dinheiro com confiança

A confiança é algo primordial para quem deseja emprestar dinheiro e coloque logo na sua mente, que não adianta esta prometido de receber uma grande quantia a mais por aquele dinheiro emprestado se a pessoa não é de confiança.

O ideal para quem vai emprestar dinheiro, é fazer esse tipo de negócio somente com que ele já conhece e sente total confiança.

3 – Impor juros

Não há razão para que você não imponha jurus sobre o valor que emprestou. Quando você coloca uma certa porcentagem de jurus sobre aquela dinheiro, não só irá ajudá-lo a obter algum retorno sobre o montante emprestado, mas também convencer o devedor a devolver o seu dinheiro, no mínimo.

Essa é a única forma de compensar todo o tempo que seu dinheiro irá passar nas mãos daquela pessoa.

4 – Emprestar dinheiro com segurança

Se você está emprestando uma grande soma de dinheiro, então é viável que busque uma forma de ter segurança nessa transação e ter um documento assinado e comprovando o empréstimo é a melhor solução. O documentação irá conceder a segurança de seu dinheiro e também ajudar a evitar qualquer mal-entendido. Uma nota promissória simples deve ser suficiente para os empréstimos simples.

5 – Não tenha vergonha de cobrar

Não importa quem é o devedor, você não deve se sentir inibido para pedir a devolução do seu dinheiro. Afinal, é o seu dinheiro e você tem todo o direito de perguntar para ele.

Se você achar que é difícil cobrar daquela pessoa o seu próprio dinheiro de volta, então provavelmente você não deve emprestar dinheiro a todos.

como emprestar dinheiro

6 – Aprenda com o passado

Ficar de olho bem aberto com relação a acontecimentos passados é uma ótima maneira de não emprestar dinheiro errado.

Então, evite emprestar seu dinheiro a pessoas que tenha o hábito de demorar para pagar ou que simplesmente tem a fama de mal pagador. É muito importante saber se essa pessoa paga corretamente ou se é apenas mais uma querendo dinheiro fácil.

7 – Trate como um acordo de negócios

Uma das melhores opções para emprestar dinheiro e não sair na pior é manter todos os assuntos referente a dinheiro estritamente como um acordo de negócios.

Isso vai ajudar você a não ficar influenciado por seus sentimentos pessoais, enquanto a tomada de decisões relacionadas com dinheiro.

Emprestar dinheiro pode vir como uma grande ajuda para alguém, mas você deve sempre olhar para si mesmo e sua família em primeiro lugar. Então avalie tudo primeiro para não se arrepender depois.

One thought on “Como emprestar dinheiro

  1. thiago

    A alguns meses eu venho trabalhando com empréstimos mais só com pessoas conhecidas, firmei um juros de 20%.
    Os que não pagão no prazo ,e como explicou paga o valor mínimo, a que se refere o juros.
    Marca outra data pra ele pagar o valor cheio que lhe deve.

Comments are closed.