Como abrir uma loja virtual de sucesso em 5 dicas

By | 26 de fevereiro de 2014

Veja aqui como abrir uma loja virtual de sucesso através de 5 dicas passo a passo!

Naturalmente o comércio eletrônico vem crescendo de uma forma muito intensa e com isso várias pessoas sonham em abrir sua própria loja online para expor produtos diversos e assim atingir um público bastante grande. Portanto as dicas que selecionei logo a seguir irão lhe ajudar a ter um rumo para iniciar sua pequena loja virtual de sucesso.

Só para você ter uma ideia, o E-commerce no Brasil em 2013 movimentou mais de 31 bilhões de Reais e a tendência é continuar aumentando a passos largos esse faturamento. Além disso, a quantidade de pessoas comprando produtos pela internet só vem aumentando a cada dia e isso é algo muito bom para quem deseja empreender nesse novo mercado.

1 – Encontre o seu nicho de mercado para trabalhar

Algo crucial para quem ainda não sabe como abrir uma loja virtual é o nicho de mercado e isso, para quem ainda não está por dentro, tem o mesmo significado que área de atuação. Portanto será preciso de anti-mão definir quem será o seu público alvo e quais os tipos e produtos serão postos a venda na nova loja virtual.

O mercado de produtos femininos, por exemplo, tem uma procura muito grande na internet e pode dar bons resultados, como é o caso da venda de acessórios, sapatos femininos, produtos de beleza e roupas em geral. Existem outros segmentos voltados tanto para mulheres quanto para homens que também funcionam muito bem, como é o caso das lojas virtuais de perfumes importados, produtos eletrônicos, roupas masculinas e muito mais. O importante é definir o que você irá vender ao abrir uma loja virtual!

como abrir uma loja virtual

2 – Tenha contato com bons fornecedores de produtos

Simplesmente, não tem como abrir uma loja virtual de sucesso se não conseguir o contato direto com bons fornecedores dos produtos desejados. Tudo isso porque será preciso suprir seu estoque de produtos, o seu lucro mensal dependerá muito dos preços e qualidade dos produtos adquiridos, mas além disso essas empresas fornecedoras precisarão estar disponíveis a todo momento para que você possa efetuar suas compras.

Os novos empreendedores que estão montando lojas virtuais estão focando muito em fornecedores de outros países, como a China e os Estados Unidos, pois eles conseguem comprar as principais novidades no seu nicho e ainda conseguem ter lucros bastante satisfatórios, visto que os preços sempre serão menores que os comercializados aqui no Brasil. Dessa forma, vale a pena aprender importar da China para revender no Brasil.

3 – Aprenda gerenciar uma loja virtual antes de iniciar

Para lhe falar a verdade, não existem grandes mistérios quanto a montagem de uma loja virtual, porém algo que as pessoas sempre pecam é na hora do gerenciamento desse negócio. Portanto se eu pudesse lhe dar uma única dica, eu diria para você aprender a gerenciar melhor o seu negócio, pois através desse gerenciamento é possível melhorar e crescer seu negócio de uma forma sempre positiva. Então tenha um controle geral sobre o que vai comprar, sobre o que tem em estoque pronto para entrega, seja ágil no envio dos produtos, saiba gerenciar o dinheiro da sua loja e procure oferecer o melhor suporte possível para os clientes.

4 – Encontre uma forma de criar sua loja virtual

Com relação ao gerenciamento da sua loja, saiba que hoje em dia existem bons cursos e treinamentos voltados somente para quem deseja aprender a ter um controle maior sobre seu negócio virtual, porém assim que tiver tudo isso sob controle e decido realmente que irá colocar a ideia em funcionamento, será preciso encontrar uma forma de montar essa loja online. Com base nisso, será necessário contratar uma empresa especializada no ramo ou mesmo alugar uma loja virtual para uso, já que essa é uma tendência muito grande em meio as pessoas que desejam entender como abrir uma loja virtual hoje em dia.

Outra opção que eu também considero viável para quem está prestes a iniciar no comércio eletrônico, mas ainda está com um pé atrás, é fazer testes usando o Mercado Livre. Através desse site você poderá ganhar um pouco de experiência quanto a vendagem de produtos online e gerenciamento em geral de um negócio desse tipo, então procure aprender as técnicas certas para vender no Mercado Livre e faça sucesso antes mesmo de abrir sua própria loja!

como abrir uma loja virtual de sucesso

5 – Invista em divulgação e fidelização de clientes

Talvez você não pense assim, mas a verdade é que a maioria das pessoas que estão buscando dicas de como abrir uma loja virtual de sucesso no mercado online pensam somente em colocar a loja para funcionar e ponto final, esquecendo assim que para ganhar dinheiro é preciso ter pessoas visitando a loja e que essas pessoas comprem seus produtos. O melhor a fazer desde o inicio é investir em publicidade paga, pois assim será possível levar pessoas muito interessadas nos produtos que você está vendendo e certamente converterá em mais vendas.

É preciso ter também uma estratégia de captura de clientes, seja usando o Email marketing ou mesmo as redes sociais para captar pessoas interessadas e clientes que comprarão seus produtos em outras ocasiões. Uma boa dica para quem vai iniciar agora é fazer uma promoção, pois mesmo não conseguindo ter altos lucros com seus produtos iniciais, saiba que o mais importante para uma loja virtual é ganhar credibilidade no mercado e clientes fieis, então faça algo de qualidade desde o princípio.

Como abrir uma loja virtual de sucesso em 5 dicas?

Bom, aqui eu quis apenas lhe mostrar os passos básicos de como abrir uma loja virtual de sucesso começando do zero, portanto o que você precisa fazer nesse momento é buscar informações mais precisas que possam lhe mostrar os mínimos detalhes do que deve ser feito. Se possível, invista em um bom curso que lhe oriente a começar de forma eficiente, pois assim o seu negócio virtual irá decolar de uma forma muito mais rápida!