Como abrir uma loja de brinquedos

By | 6 de agosto de 2013

Geralmente quando se pensa em abrir uma loja de brinquedos, com certeza alguém já trabalhou nesta área. Todavia, quando se pensa em abrir uma loja de brinquedos, é preciso ver quais tipos de brinquedos são mais solicitados no mercado hoje em dia, pois há inúmeros, bem como muitos voltados para a área pedagógica, para crianças na qual estão na fase escolar e outros mais para a recreação, e também tem os brinquedos mais infantis, sendo que se deve saber para qual idade mais apropriada será este investimento.

Abrir uma loja de brinquedos infantis e suas estratégias

Os brinquedos infantis são aqueles voltados para as crianças pequenas e que preferem brinquedos como: bonecas da turma da Mônica; ursinhos de pelúcia; boneca Barbie; bonecas da moda, acompanhando os famosos, e têm os carrinhos; quebra-cabeça; jogos de lego, bicicletas para os meninos.

Então, para se abrir uma loja de brinquedos infantis, deve-se fazer uma pesquisa de mercado, e verificar qual o melhor ponto de venda. Também é preciso fazer uma boa divulgação do negócio, com a finalidade de conseguir e conquistar a clientela.

A fim de encantar as crianças na loja, pode-se criar um espaço para brincadeiras, sendo a brinquedoteca, onde o proprietário contrata uma pessoa para brincar de recreação com a criança, enquanto os pais compram os brinquedos. Essa é uma das estratégias que a loja também poderá criar, e é uma forma de a criança se apaixonar por tal brinquedo e pedir aos pais para comprar.

Leia também: Como montar uma loja de artesanato

como abrir uma loja de brinquedos

Para conquistar o consumidor infantil, deve-se sempre manter os brinquedos diversificados, e para envolver os pais e ou responsáveis, é preciso criar liquidações e promoções referentes às principais datas comemorativas, como dia das crianças, natal e páscoa. Ainda se pode oferecer um desconto para o aniversário da criança, se os pais estiverem comprando no dia do aniversário.

Brinquedos pedagógicos para fase escolar

Os brinquedos lúdicos são hoje em dia uma das apostas para o público escolar, voltados para os brinquedos e jogos educativos. Contudo, ao abrir uma loja de brinquedos pedagógicos, este comércio poderá se diferenciar por idades escolares, a fim de que cada criança adquira seu brinquedo conforme sua etapa escolar.

Desta forma, escolher o jogo ou brinquedo adequado para cada etapa da infância, admite que as crianças tenham grandes aprendizados com modelos diversos e diferenciados.

Para tanto, a criança, nos seus primeiros anos de vida, apresenta grande curiosidade, sendo que este é o período das descobertas. Desta forma, devem-se instigar a percepção da criança sobre o mundo que a rodeia, sendo assim, o brinquedo e os jogos exercerão uma função extremamente fundamental nessa fase de desenvolvimento da criança. Então, apresentam-se brinquedos e jogos do tipo: chocalhos; pequenos blocos para empilhar; João bobo; telefone mágico; tapete alfanumérico em EVA, a fim de a criança não se machucar e por ser um brinquedo não tóxico; trenzinho de blocos; bichinhos de pelúcia, entre outros.

Quem atua neste negócio e quanto se investe?

O mercado infantil é um negócio muito rentável, pois brinquedos chamam a atenção das crianças, e para quem tem a intenção de iniciar neste negócio, essa é uma boa alternativa.

Para tanto, ao se investir e abrir uma loja de brinquedos precisa-se levar em conta muitos atos, tais como: verificar quais os gastos que se terão, contando com água, luz, telefone, aluguel se for o caso. Também se devem contratar pessoas, sendo que precisa ter o proprietário e no mínimo três vendedoras, também é necessário apresentar na loja uma pessoa para a limpeza. Não se esquecendo das disposições, dos equipamentos, treinos para os funcionários, documentações de alvará entre outros solicitados.

abrir uma loja de brinquedos pedagogicos

No entanto, para montar uma loja de brinquedos, o investimento inicial, deve ser em torno de R$ 30.000,00, dependendo do espaço da loja, da localização e dos equipamentos e brinquedos em que o empreendimento apresentará a venda.

É preciso ter cautela e paciência, pois o retorno deste investimento vem em um período entre dois a três anos de trabalho. Para isso, aconselha-se que o proprietário tenha uma loja virtual, a fim de os clientes terem a possibilidade de fazerem suas compras pela internet e sem ter que sair de casa, desta forma, esse novo meio de comércio poderá alcançar amplo número de públicos.

Portanto, após ter esclarecido suas dúvidas quanto a montar uma loja de brinquedos, é o momento de se aventurar e abrir seu próprio negócio!