3 dicas para guardar dinheiro

By | 31 de julho de 2012

Começar a guardar dinheiro não é algo simples. Pode acontecer do dia para a noite mas é preciso uma boa estrategia pessoal para saber por onde começar.

Que todo mundo quer aprender a guardar dinheiro todo mês, isso você já sabe, mas antes disso é preciso ter um começo e hoje eu selecionei 3 dicas que lhe ajudarão a começar guardar dinheiro.

1. Pagar seus cartões de crédito

Ok, isso é mais fácil dizer do que fazer, mas se você é enterrado em dívidas de cartão de crédito, eu vou lhe mostrar como sair delas. Não fique alegre pensando que eu tenho uma forma ainda não revelada para isso pois eu não tenho.

O segredo é você fazer o que for preciso para que isso aconteça. Vamos dizer que você compra uma TV por R$ 1.000 e, em seguida, acaba pagando o mínimo de R$ 25 por mês com uma taxa de juros (modesto) de 17 por cento. Com isso, você vai levar quase cinco anos para pagá-la … e você terá pago um extra de R $ 452 em juros.

“A única maneira de usar cartões de crédito é pagar o valor máximo todo mês – mesmo que isso signifique comer macarrão de Ramen até você receber seu próximo salário”, diz Weston.

Leia também: As 5 etapas do planejamento financeiro

como guardar dinheiro

2. Controlar os seus gastos

O principal vilão de quem quer guardar dinheiro é justamente o vício por comprar mais e mais a cada dia.

Se você é uma pessoa que não mede as consequências e adora gastar um pouquinho mais, é bom começar a moderar o seu conceito e o seu bolso, pois para economizar seu sagrado dinheiro, será preciso uma boa diminuída no seu orçamento pessoal.

Para conseguir parar de gastar, não adianta se trancar em casa ou ficar sem dinheiro na carteira. O que fará de você um economista é o seu pensamento e não a sua atitude em fazer uma autopunição. Então, tenha em mente os seus limites e os seus deveres para começar um plano de economia.

3. Faça um Orçamento 50/30/20

Esse é um orçamento, e não uma fórmula mágica, portanto, não espere que ele irá tira-lo do vermelho em questão de dias. Mas aqui está o básico:

50% de sua renda depois de impostos é para coisas que você tem que desembolsar, como abrigo, transporte, seguros, compras, pagamentos de empréstimos mínimos e utilitários.

30% de sua renda depois de impostos é para sair para curtir, férias, cinema, presentes para sua namorada , ou presentes para si mesmo. Basicamente, é para todas as coisas que você deseja comprar.

20% de sua renda depois de impostos é para a poupança de aposentadoria, um fundo de emergência, bem como quaisquer pagamentos de empréstimos acima do mínimo.

3 thoughts on “3 dicas para guardar dinheiro

    1. J.augusto

      Realmente ótimas dicas.Me ajudou a repensar minha situação financeira.obrigado.

Comments are closed.