Como aprender a guardar dinheiro

Como aprender a guardar dinheiro?

Essa era a pergunta eu mesmo me fazia a um ano atrás e esse era o meu objetivo a alcançar.

Quem me conhece sabe muito bem que eu não tinha freio no bolso e guardar dinheiro era uma tarefa quase impossível.

Hoje eu estou aqui para dizer que consegui aprender a guardar dinheiro e tudo de um jeito muito normal, sem nenhuma formula mágica e apenas com a força de vontade.

Veja aqui algumas dicas que posso lhe dar e lhe ajudar a também poupar seu dinheiro sagrado.

1 – Faça um bom curso

Ninguém consegue aprender a guardar dinheiro do dia para a noite ou num simples piscar de olhos, é preciso treinar e por em pratica essa nova ideia.

É o mesmo que andar de bicicleta. Primeiro você treina, cai, levanta, tenta novamente e finalmente aprende a andar.

Aprender guardar dinheiro funciona basicamente da mesma forma e sem ter uma base inicial, você será apenas mais um na luta querendo poupar dinheiro.

Fazer um curso de finanças pessoais pode ser o primeiro e grande passo para aprender a guardar dinheiro. Não, ele não vai lhe obrigar a guardar dinheiro e nem lhe revelará uma formula mágica mas ele irá impor algumas regras que você deve adotar no seu dia a dia.

É como se fosse um caminho para você segui. Eu fiz e recomendo para você o curso de finanças pessoais da empresa Cursos 24 horas.

aprender a guardar dinheiro

2 – Se esforce ao máximo

Conseguir guardar dinheiro rápido é totalmente possível mas não é algo que acontece naturalmente.

Você pode até conseguir poupar algumas moedinhas no seu cofrinho mas se tratando de guardar dinheiro de verdade, é preciso colocar as mãos nas rédeas e invocar a bendita força de vontade.

Eu sei muito bem como é difícil poupar nosso dinheiro e sei também como as tentações estão aí a soltas tentando fisgar seus trocados, por isso mesmo você deve se esforçar cada dia mais.

Tente diminuir os seus hábitos diários que se referem ao dinheiro, planeje todas as suas contas, aproveite as promoções e separe seu dinheiro adequadamente todo mês.

3 – Divida seu dinheiro em partes

A primeira coisa que eu fiz ao aprender a guardar dinheiro foi dividir meu salario em partes.

Eu apliquei a famosa regra 50/30/20 que eu já expliquei nesse artigo aqui.

Se você quer conseguir guardar dinheiro, terá que dividir seu dinheiro e focar que você só tem aquilo ali para gastar. Veja um exemplo abaixo:

EX: Se você ganha R$ 600 Reais por mês, poderá separar 300 para pagar suas contas, 180 para gastar no seu dia a dia e 120 para guardar.

O importante ao dividir o seu dinheiro, é colocar na sua mente que você só tem aquilo ali para gastar e de maneira alguma pegar aquele que está planejando guardar ou pagar suas contas para gastar.

É preciso aprender a viver com pouco dinheiro.

Quando você consegue dividir o seu salario, fica bem mais fácil definir quanto irá gastar naquele mês, quanto irá guardar e o valor para pagar suas contas.

4 – Aprenda com quem sabe

Uma das coisas que eu mais fiz quando estava tentando aprender a guardar dinheiro foi conversar com meus amigos economistas.

Foi conversando que eu pude aprender um pouco mais sobre o valor do nosso dinheiro e como preserva-lo para que ele não desapareça do nada.

Provavelmente você conhece alguém que tem fama de ser miserável (ou mão de vaca, como muitos dizem), pois bem, agora mais do que nunca essas pessoas devem servir de inspiração para você.

Procure se interagir mais com as pessoas a sua volta que conseguem juntar dinheiro todo mês e tente sugar o máximo de informações possível.

aprendendo a guardar dinheiro

5 – Aprender a guardar dinheiro em parceria

Quando se planeja uma coisa como essa, o apoio de alguém que está próximo a você pode ser muito bem vindo e talvez lhe ajude a colocar suas finanças na linha certa.

Eu mesmo sempre tive o apoio da minha namorada quando começamos a planejar o que fazer para guardar dinheiro e até hoje ela sempre está me lembrando todo mês do que devemos fazer com o nosso dinheiro.

Como eu já disse, aprender a guardar dinheiro não é algo que se aprende sentado em uma sala de faculdade não, é preciso praticar e ter uma pessoa ao seu lado para lhe lembrar e lhe cobrar desse novo dever é sempre bom.

6 – Só depende de você

Aprender a guardar dinheiro é algo que só pode ser feito por você e eu quero que saiba muito bem que isso não acontece sem se esforçar.

Se você quer, então vá a luta.

Procure se policiar quando for gastar dinheiro com coisas desnecessárias e tente mudar os seus hábitos diários.

Eu espero que tenha gostado dessas dicas e que consiga aprender a guardar dinheiro, mas não deixe para começar essa caminhada depois porque o seu futuro tem que ser construído agora, então comece guardar dinheiro agora mesmo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>